Dicas para escolher o melhor servidor para hospedagem de e-commerce

Confira aqui as melhores dicas para escolher o servidor de hospedagem de e-commerce em 2021.

Um e-commerce é uma excelente proposta para quem está buscando vender produtos/serviços para vários públicos, com valores mais acessíveis e com um custo operacional menor. Mas, ao dar início ao projeto de abertura, surgem muitas dúvidas, principalmente sobre o domínio, hospedagem para e-commerce, entre outros. 

De fato, a hospedagem de uma loja virtual merece uma atenção especial, pois ela será necessária para estabelecer a sua presença no ambiente virtual. Os consumidores estão em busca de sites estáveis, que ofereçam uma experiência simples e prática, para que eles possam realizar suas compras sem problemas. 

Quando a hospedagem não possui a performance desejada, pode prejudicar a imagem com seus consumidores, pois o site estará instável, com quedas de conexão, lentidão ou falhas na hora da finalização da compra, ocasionando uma péssima experiência para o consumidor. 

Por isso, preparamos um artigo especial para que você tire todas as suas dúvidas! Confira a seguir. 

Hospedagem para e-commerce: o que é?

hospedagem-ecommerce

Ao criar uma loja virtual, é necessário que ela esteja hospedada em algum local. Esse conceito pode não ser tão simples em um primeiro momento, mas pense o seguinte exemplo: Os seus dados mais importantes ficam armazenados no seu computador.

Com a sua loja virtual, acontece a mesma coisa, ela precisa estar hospedada em um ambiente online, para que ela esteja sempre disponível. No exemplo do computador, ele possui diversos dispositivos, como: memória, processador, espaço de armazenamento e acesso à internet. 

E com a hospedagem, acontece a mesma coisa, é um ambiente que possui espaço de armazenamento, memória, processador e acesso à internet. 

Mas a diferença é que o computador possui apenas um usuário, e uma loja virtual está armazenada em um espaço compartilhado de acesso, já que ele está disponível na rede, permitindo acessos simultâneos. O conceito pode ser comparado a um computador que seria utilizado por vários usuários ao mesmo tempo.  

Quais são os tipos de hospedagem para loja virtual? 

Nesse momento, já entendemos de uma forma mais clara o conceito de hospedagem para e-commerce, mas ainda precisamos aprofundar mais o assunto. 

Para atender às variadas demandas, existem vários tipos de hospedagem, que começa com hospedagens de alto desempenho, utilizado por grandes e-commerces, até as opções mais simples e mais econômicas. Confira as opções para hospedagem: 

Servidor dedicado

É um servidor de uso exclusivo do cliente requisitante, ele é construído pensando em atender a uma demanda específica de uma empresa, e os recursos alocados são pensados para atender a essa necessidade de uma forma satisfatória. 

Seu custo é mais elevado, e necessita de uma gestão profissional, para realizar o acompanhamento diário. 

Servidor em nuvem ou cloud server

Ele considera o modelo de armazenamento em nuvem para as informações. O conceito de armazenamento em nuvem se baseia em um conjunto de servidores que estão conectados entre si, e todos conectados à internet. 

Possui um bom custo x benefício e o principal ganho com essa escolha é a disponibilidade de acesso, uma vez que não depende de outras conexões. 

Servidor VPS

Assim como seu próprio nome sugere, o servidor vps é baseado no conceito de um servidor único, mas compartilhado com vários usuários. Uma opção procurada por um público que não tenha uma demanda muito grande, como pequenas empresas ou pessoas físicas. 

Dicas para você escolher a melhor hospedagem para e-commerce

Para que você possa escolher a hospedagem para loja virtual, separamos algumas dicas especiais!

Escolha o tipo ideal de site

O primeiro passo para definir o melhor tipo de hospedagem é escolher o modelo ideal de site, de acordo com a sua necessidade e do seu negócio. Se for uma loja virtual ou um site com uma loja virtual, um site com sistema de pedidos, por exemplo. 

Cada um dos formatos tem uma grande influência na escolha da hospedagem mais adequada. Quanto maior for a disponibilidade de serviços e recursos, maior será a necessidade de um servidor potente para a hospedagem.

Dê preferência para hospedagens com boa capacidade de transferência e de armazenamento

A oferta dos planos de hospedagem se distingue principalmente pela capacidade de armazenamento e de transferência de arquivos. Mas, neste momento você precisa identificar qual o plano que vai atender melhor à sua necessidade. 

Leve em consideração quais são os tipos de dados que serão trafegados no seu site, como imagens, vídeos, entre outros. Esses tipos de arquivos têm uma necessidade maior de armazenamento e capacidade de transferência.

Considere o tempo de disponibilidade de cada servidor 

Uptime, ou tempo de disponibilidade do servidor é a definição do tempo que em que o site estará disponível para os usuários. Na contratação de um serviço de hospedagem, escolha a opção com maior tempo de disponibilidade, evitando a ocorrência de indisponibilidades. 

A indisponibilidade é a causa mais frequente do site ficar fora do ar, impedindo o acesso dos usuários, e para uma loja virtual, isso pode significar muitas vendas perdidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *