Acessando um servidor Windows

Caso seu servidor esteja instalado com Windows, ele pode ser acessado de três formas diferentes:

1- Através da Área de Trabalho Remota do Windows
2- Através do webVNC disponível no painel de controle
3- Através de um cliente de VNC (Windows, Linux, Android e iOS)

1- Utilizando a Área de Trabalho Remota do Windows

Antes de mais nada, tenha em mãos os dados de acesso ao servidor. Eles foram enviados por email ao contratar o servidor, e também estão disponíveis no painel de controle. Você precisará do endereço IP do servidor e da senha de acesso.

Muitas vezes a conexão à área de trabalho remota pode falhar por ela não estar ativa no servidor. Caso isso ocorra, recomendamos acessar o servidor por VNC (método 2) e então ativa-la. Caso use Windows 7, será necessário definir a rede como “doméstica” antes de poder utilizar a área de trabalho remota. Isso também pode ser feito pelo VNC.

Primeiro será necessário abrir o software de conexão à área de trabalho remota em seu computador. Isso pode ser feito abrindo o menu “Iniciar” do windows e digitando “área de trabalho remota” na pesquisa:

Na janela que abrirá, deve-se inserir o endereço IP do servidor (1) então clicar em “Conectar” (2):

Após clicar em conectar, você poderá inserir as credenciais de acesso. O usuário padrão é “Administrator”. Na primeira vez conectando também será necessário aceitar o certificado do servidor:

Após isso o você já estará com acesso ao desktop do servidor.

2- Utilizando o webVNC disponível no painel de controle

Esse é o método mais simples e rápido de se conectar ao servidor, já que dispensa qualquer configuração prévia, além de poder ser utilizado em qualquer computador com acesso à internet.

Para utilizar o webVNC basta logar no painel de controle clicando aqui, escolher o servidor que deseja acessar e então clicar em “VNC”.

Na janela que se abrirá, você deverá escolher o método de VNC que deseja utilizar. Para usuários com qualquer navegador moderno, recomenda-se o método “HTML 5 VNC Client”. Para usuários do firefox com o java instalado e ativado, também é possível utilizar o cliente JAVA, porém o cliente HTML 5 ainda é o recomendado.

Após clicar no botão correto, o VNC irá abrir com a tela do servidor em outra aba, e você já poderá utiliza-lo normalmente.

3- Utilizando um cliente VNC

Você também poderá utilizar seu próprio cliente de VNC para acessar seu servidor. Isso poderá ser bastante útil para acessar utilizando computadores com Linux, celulares Android e iOS e tablets.

Clientes de VNC recomendados:
Windows: https://goo.gl/CkIcRZ (TightVNC)
Android: https://goo.gl/cFe7UM (RealVNC)
iOS: https://goo.gl/WV5o71 (RealVNC)
Linux: https://goo.gl/bTN68r (Vários)

Antes de mais nada, é necessário definir uma senha para o VNC. Isso pode ser feito no painel de controle, e clicnado em “Senha do VNC”:

Na janela que abrir você poderá digitar a nova senha. Ela deverá conter apenas letras e números, e no máximo 10 caracteres:

Após clicar em “Mudar a senha do VNC”, você deverá reiniciar o VPS utilizando o botão azul do painel para a senha ser aplicada. Para o último passo, será necessário verificar os dados do VNC. Para isso, basta clicar em “VNC” e guardar os seguintes dados:
“IP do VNC” e “Porta do VNC”.

Por ultimo, basta inserir os dados em seu cliente de VNC. No tightVNC, no Windows, basta inserir nos campos corretos e então clicar em “Connect”. Esse processo será similar no Linux, Android e iOS:

  • 946 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como reinstalar ou trocar o sistema operacional do servidor

É possível mudar o sistema opreacional ou reinstalar o sistema operacional de seu servidor com...

Como alterar a senha root do servidor

Caso tenha perdido a senha do usuário “root” ou “Administrator” de seu servidor ou apenas precise...

Corrigindo erro de criptografia CredSSP (Acesso Remoto)

Após uma atualização da Microsoft, muitos administradores Windows ficaram aterrorizados com a...

Como ligar, desligar ou reiniciar seu servidor

Através do Painel de Controle para servidores VPS é possível ligar, desligar ou reiniciar seu...

Como fazer um Traceroute

O traceroute deverá ser feito de seu computador para o servidor. 1- No Windows Para faze-lo,...