O que é uma VPS Linux?

Quer saber o que é uma VPS Linux? Então se prepare, pois, neste post falaremos tudo o que precisa saber sobre o assunto e claro, o porquê escolher esse tipo de VPS é uma ótima alternativa para o seu negócio.

Boa leitura!

O que é um VPS Linux?

Antes de falarmos especificamente sobre o VPS Linux, precisamos introduzir o que é um VPS para você poder entender do que se trata.

Em tradução livre, VPS significa Servidor Virtual Privado, sendo um ambiente virtual responsável por armazenar diversos arquivos e dados, restringindo o acesso a pessoas específicas.

Ele é uma ótima alternativa para negócios que precisam de uma capacidade maior de processamento de memória por um custo-benefício mais acessível.

Quais são os tipos de VPS Linux que existem?

Existem dois tipos de servidores Linux que atendem os usuários de maneiras diferentes, com conhecimento Linux diferente.

– Gerenciado:

O VPS gerenciado você tem o suporte da empresa contratada para poder resolver todas as questões ligadas tanto ao servidor quanto à hospedagem.

Neste caso, o acesso ao cPanel, um painel de controle intuitivo é utilizado, facilitando a configuração.

– Semi-Gerenciado:

Diferente do gerenciado, o Semi-Gerenciado é cuidado pela própria empresa. Neste caso, é essencial ter o conhecimento em Linux e nos comandos para realizar as configurações corretas.

Neste caso, o ideal, normalmente, são empresas que tenham uma equipe de TI preparada para ajudar.

Quais são as principais características do VPS Linux?

– Custo menor:

Como já falamos anteriormente, o sistema VPS tem os custos bem atrativos se você comparar os gastos de um servidor dedicado.

Isso acontece porque ao adquirir um VPS, sendo uma alternativa robusta, o aluguel é dividido entre os clientes.

Entretanto, isso não significa que ele será sempre muito barato, viu? Conforme você for aumentando os recursos, os valores podem ser grandes, chegando até o serviço dedicado.

Caso a sua situação já chegue a esse nível, o ideal é, claro, buscar pelo dedicado, alinhando as expectativas do negócio.

– Liberdade de acesso a diversos recursos:

Uma das grandes vantagens da VPS Linux é que ela lhe permite acesso total na configuração do servidor, deixando do jeito que desejar.

Assim, você pode:

  • Configurar o servidor da maneira que deseja;
  • Instalar aplicações e programas;
  • Armazenar arquivos.
  • Fazer upgrades, entre outros.

– Oferece espaço para mais de um site:

Suponhamos que você está abrindo um negócio agora e espera que, a longo prazo, possa abrir outras opções de sites, focando em outros nichos que não seja o atual.

O VPS Linux, neste caso, pode ser uma ótima possibilidade, pois você pode utilizar o mesmo espaço do primeiro site para o segundo, sem precisar gastar com novos servidores.

Essa é, inclusive, uma ótima maneira de você conseguir uma renda extra, ao oferecer o seu espaço para novos sites e cobrar um aluguel por isso.

– A funcionalidade é a mesma que um servidor dedicado:

Mesmo que não seja 100% um servidor dedicado, você consegue ter no VPS Linux a mesma funcionalidade que o anterior.

Neste caso, o seu negócio pode utilizar o máximo de recursos que precisar sem interferir em nenhum outro servidor.

Em hospedagens tradicionais esse tipo de comportamento não funciona já que algum site pode acabar caindo.

– Segurança:

Com o avanço da tecnologia e os ataques hackers, se manter atento à segurança do seu site é fundamental para que os seus dados não caiam na mão errada.

Assim, além de ter uma segurança muito maior do que as hospedagens tradicionais, o VPS lhe permite criar uma configuração de firewall própria.

Desta forma, você consegue customizar do seu jeito, assim como um servidor dedicado.

Quais são os principais comandos utilizados no VPS Linux?

Diferente do sistema VPS Windows, o VPS Linux não-gerenciado exige que você digite comandos para que algumas ações possam ser executadas.

Para você poder se familiarizar ainda mais com o tema, abaixo falaremos um pouco sobre alguns deles.

#1 – Qual está sendo o uso de memória?

Uma das coisas que você precisa ter mais atenção ao utilizar uma VPS Linux é verificar, com frequência, os recursos disponíveis de memória.

Como se trata de um item limitado, eles precisam ser monitorados durante a rotina para saber se eles estão dando conta.

Além disso, com o uso desse comando você consegue saber quais são os sites, se tiver mais de um salvo no VPS que está mais utilizando a memória.

#2 – Exibir o endereço de IP ativos:

Outro comando bastante utilizado para quem usa o VPS Linux é o exibidor de endereços de IP ativos, conectados ao servidor.

A partir dele você consegue saber quem está acessando o VPS, ajudando muito no cuidado e na segurança dos seus recursos.

#3 – Monitorando o uso de memória:

Sim, já falamos, inicialmente, sobre o monitoramento do uso de memória, entretanto, o comando não é o mesmo, somente o similar.

Enquanto o primeiro lhe dá a chance de verificar o histórico do uso de memória, aqui você só terá acesso ao que está sendo utilizado no momento.

#4 – Mostrar os logs:

De maneira bem direta, os logs são registros que apontam quem acessou o seu servidor e em que momento.

Ou seja, todo mundo que fizer o login ao seu VPS será registrado e você poderá ter acesso a esses dados sempre que quiser.

Assim, você tem maior controle sobre o que está acontecendo no sistema e caso queira realizar modificações de segurança, através desses dados, isso acontece de forma mais assertiva.

#5 – Quais serviços estão em execução e quais portas estão sendo utilizadas:

Outro comando muito comum para você utilizar ao optar por um VPS Linux é a verificação de quais serviços estão em execução e quais são as portas que estão sendo utilizadas para esses serviços.

Por que escolher o VPS Linux ao invés do VPS Windows?

– Estável:

A estabilidade é um dos pontos de mais atenção na hora de contratar um serviço, principalmente quando a empresa realiza muitos lançamentos.

Imagine a situação em que você está realizando um lançamento de um produto, realizou a captação de leads, mas, quando abrir o carrinho o site começa a sair do ar.

Certamente isso não será legal né? Além disso, o gasto aqui tende a ser bem grande.

Entretanto, por escolher mal o sistema de hospedagem muitas empresas passam por isso, causando prejuízos de diversas proporções.

Uma das maiores vantagens do VPS Linux é certamente essa, pois ele é muito estável e não costuma apresentar nenhum tipo de falhas.

Fazendo uma comparação ao concorrente esse item já é diferente, pois, o Linux tem uma tendência a se adaptar melhor a mudanças e a processos que acontecem simultaneamente.

Além disso, sempre que você realizar atualizações no seu VPS Windows é preciso reiniciar a máquina para que as modificações sejam aplicadas.

Por outro lado, isso no Linux não acontece.

– Open Source:

Ao instalar um VPS Windows você passa a depender diretamente do Microsoft para realizar atualizações no sistema.

Ou seja, mesmo que você note que algo precisa ser melhorado e entenda o que é, não pode fazer as modificações, não podendo customizar conforme as suas necessidades.

Por outro lado, o VPS Linux lhe dá essa possibilidade, por se tratar de um sistema open source, customizando da forma que desejar.

Se você tem o conhecimento técnico fica muito mais simples, mas, se não tiver, você pode contratar um especialista para realizar as alterações necessárias.

– Custos:

Outra grande vantagem do Linux é o preço ser bem menor se você comparar com o Windows.

No Linux existem muitas atribuições consideradas gratuitas, além de um suporte dedicado mais em conta para o caso de precisar.

O VPS Windows, por outro lado, tem o suporte da Microsoft, que sim, é uma vantagem, mas o custo é bem mais elevado.

O VPS Linux é compartilhado com outros usuários?

Na maioria dos casos você vai, sim, precisar compartilhar o VPS com outras pessoas, mas, esse compartilhamento acontece somente de forma física e não online.

Além disso, isso não significa que você vai sofrer algum problema, como os que acontecem em hospedagem compartilhadas.

Cada servidor virtual, ou seja, cada VPS pode executar um sistema operacional único, administrando de maneira independente os seus sites.

Ou seja, você terá o seu próprio sistema operacional, dados e aplicativos de outros sistemas.

Portanto, mesmo que você compartilhe com outros servidores, você ainda pode aproveitar dos benefícios que um servidor dedicado mais caro lhe daria.

Dá para utilizar o VPS Linux sem conhecer Linux?

Sim, você consegue utilizar o VPS Linux sem ser um especialista em Linux.

A alternativa diante dessa situação é um VPS Linux que seja totalmente gerenciado, onde o seu provedor vai gerenciar o servidor, instalando e configurando tudo o que precisa executar no VPS.

Normalmente, as empresas oferecem suporte 24 horas, 7 dias por semana, além da configuração e a otimização.

Os valores estão incluídos no pacote de forma geral, mas, é importante tomar cuidado, pois, alguns custos são mais elevados do que contratar um programador para serviços pontuais.

Outra opção para você que não tem o conhecimento necessário para fazer as configurações mais avançadas no VPS Linux é utilizando um sistema com cPanel.

Com um cPanel você consegue gerenciar o servidor de maneira mais simples, já que o foco é justamente o iniciante.

VPS Linux ou VPS Windows?

Se você leu o nosso conteúdo sobre VPS Windows e agora veio conhecer mais sobre o VPS Linux, deve estar em dúvida em quais dos dois pode ser a melhor opção para o seu negócio.

Para te ajudar, finalizamos esse conteúdo com uma análise rápida do que você precisa avaliar para escolher o melhor VPS para a sua empresa.

Vamos lá?

– Qual vai ser o sistema operacional?

Antes de escolher o VPS você precisa definir qual vai ser o seu sistema operacional. O ideal é que comece com aquele que tem mais afinidade.

Entre Windows e Linux, avalie quais das opções você administra mais ou tem mais facilidade para aprender.

Assim, mesmo que não entenda de todas as coisas, aos poucos podem ir aprendendo e praticando.

– Quanto está disposto a investir?

Entender o quanto você vai precisar desembolsar para conseguir ter um VPS é muito importante.

O ideal é que você faça uma análise de custos e tenha uma previsão de quanto um VPS Linux ou Windows vai lhe custar no longo prazo.

Veja o quanto isso pode impactar no seu negócio no final e quanto tempo vai ser preciso para obter retorno.

– Um iniciante consegue usar?

Se você está iniciando, saber se vai dar para instalar e configurar sozinho o VPS é importante.

Normalmente, o mais prático é buscar por um VPS que aparenta ser mais simples de usar, de aprender a mexer e de gerir.

Afinal de contas, não vai adiantar muito você ter uma ferramenta que faz mil coisas, mas você não consegue utilizar todo o potencial dele, porque não sabe.

– Existem todos os recursos que a sua empresa precisa:

Não vai adiantar muito você focar no preço se o sistema operacional não tem todos os recursos que precisa para funcionar adequadamente.

Se o seu site crescer com o tempo é preciso saber se terá espaço para continuar na mesma plataforma ou se vai precisar migrar.

O melhor são VPS que possam ser gerenciados por você mesmo e acrescentado itens quando for preciso, como:

  • Velocidade de processamento;
  • Espaço de armazenamento;
  • Quantidade de memória RAM;
  • Quanto de tráfego o seu site aguenta receber.

– Segurança:

Por fim, não poderia deixar de mencionar a segurança do VPS, afinal de contas, você não pode escolher um que ofereça riscos de uso.

Pense no sistema e no serviço que irá lhe garantir o máximo de segurança possível de ameaças de hackers, práticas em alta.

Agora que você já sabe o que é um VPS Linux, trace as principais necessidades do seu negócio e avalie se essa é a melhor opção para o seu negócio ou se o VPS Windows pode vir mais interessante.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe uma mensagem no espaço dos comentários que iremos lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *