O que é uma VPS Windows?

O VPS Windows é uma sigla para Virtual Private Server que em tradução livre significa Servidor Virtual Privado que utiliza como sistema operaciona o sistema da Microsoft.

Ou seja, trata-se de um tipo de hospedagem virtual que compartilham:

  • Processamento;
  • Tráfego;
  • Espaço em disco;
  • Memória RAM.

Neste caso, os VPS funcionam como um servidor dedicado, entretanto, ele tem um poder de processamento menor.

Além disso, a sua conta tem acesso administrativo e processos independentes, garantindo autonomia na hora de configurar sistemas, personalizando-os de acordo com as necessidades do negócio.

Dentre as opções disponíveis no mercado está o VPS Windows.

O servidor Windows é baseado no sistema operacional Windows, controlado por uma das maiores empresas do mundo, a Microsoft.

A usabilidade e a facilidade de se adaptar é uma das maiores vantagens do sistema, já que você não precisa ter nenhum conhecimento avançado em TI para utilizá-lo.

Assim, você consegue realizar configurações e outros tipos de modificações sem precisar de um conhecimento técnico avançado.

Os sites hospedados em um VPS Windows são diversos, incluindo:

  • Ecommerce;
  • Aplicativos com ampla gama de recursos;
  • Servidor de email;
  • Criação de ambiente para testes;
  • Servidor de web ou mesmo banco de dados;
  • Site de notícias.

Quais são as principais características do VPS Windows?

– Escalável:

Uma das principais características do VPS Windows é o fato de ele ser totalmente escalável.

Neste caso, ele pode, com certeza, lhe oferecer soluções para as mais diversas necessidades, pois, o sistema irá evoluir, de acordo com o que precisa.

Além disso, você pode ir aumentando a escalabilidade conforme for precisando de mais, sem precisar ficar pagando por algo que ainda não utiliza.

Esse tipo de situação consegue otimizar muito bem o dinheiro tanto das empresas grandes, que precisam ser mais competitivas, quanto para pequenas empresas que ainda não tem muito orçamento.

– Usabilidade:

Outra característica muito importante do VPS Windows é o fato de ele ser muito mais simples de utilizar, portanto, você terá muito mais autonomia para fazer as modificações que desejar.

Ou seja, sempre que precisar instalar ou configurar o sistema, de acordo com o que precisa, você poderá fazer sem precisar ficar falando com o suporte.

– Tráfego ilimitado:

O VPS Windows é um servidor que pode oferecer para você o tráfego ilimitado.

Assim, não importa o quanto as pessoas acessam o seu site diariamente, esse sistema pode lhe ajudar a mantê-lo.

O cuidado ao tráfego é muito importante, pois, se você estiver fazendo um lançamento, por exemplo.

Como você não sabe o quanto de pessoas irá visitar a sua página, oferecer tráfego ilimitado e ir aumentando conforme for crescendo o acesso é fundamental.

Caso o cliente entre na página e ela está lenta ou fora do ar, é claro que ele vai embora e o seu negócio acaba perdendo vendas.

– Estável:

Já pensou em preparar tudo para receber mais tráfego no seu site e ele começa a cair do nada, em razão da instabilidade? Bom, isso não acontece com o VPS Windows.

Normalmente, o VPS é colocado sempre em um ambiente de baixa latência, focando em um ambiente fiável e estável.

Vantagens e desvantagens do Windows VPS

– Vantagens:

#1 – Segurança:

Nenhum dos VPS são considerados totalmente seguros, principalmente se a sua opção tiver acesso a partir de um root com login e senha.

Entretanto, o Linux, por ser de código aberto, acaba tendo mais vulnerabilidades potenciais no código de alguns aplicativos do que o Windows.

Assim, é muito mais comum encontrar as pessoas utilizando o Windows VPS por essa razão, principalmente entre clientes empresariais.

#2 – Flexibilidade:

O Windows VPS possui uma boa flexibilidade para você aproveitar, com diferentes versões, como:

  • Windows Centro;
  • Windows Servidor;
  • Azure.

Assim, você pode escolher o que melhor se encaixa dentro dos seus objetivos, já que cada um oferece uma vantagem diferente.

Um dos pontos que destaca o Windows do Linux aqui é o oferecimento de ambiente para implantar os diferentes VPS.

O Linux não é preparado para todos os provedores de hospedagem e, neste caso, pode ser que você escolha uma opção eu não terei condição de oferecer o melhor do sistema operacional.

Por outro lado, o Windows consegue fazer isso muito bem.

#3 – Aplicativos oferecidos:

O VPS Windows oferece uma grande variedade de aplicativos, o que causará efeitos de mudanças importantes em quase todos os aspectos do servidor.

Como as diversas linguagens oferecidas podem ser alteradas, as opções são vastas.

#4 – É escolhido pelas grandes empresas:

O VPS Windows é um dos servidores mais populares que existe, utilizado como padrão nas grandes empresas e indústrias.

Assim, é comum ver o sistema ser utilizado em empresas mais exigentes e de alto nível, que não estão prontas para colocar o seu negócio em um código aberto, como no caso do Linux.

Além disso, as empresas grandes tendem a ter mais dificuldade de fazer uma migração tão significativa na empresa após anos de uso de um mesmo sistema.

Mas, não é somente as grandes empresas que se utilizam dele, apesar de ser a maioria.

Pequenos empreendedores também usam o Windows, principalmente quando decidem executar aplicativos padrão que podem ser encontrados no computador.

Por ter acesso à nuvem, essas movimentações de aplicativos são muito mais simples.

#5 – Não precisa de conhecimento avançado:

Outro ponto muito importante e que vale a pena mencionar aqui é que, ao utilizar o VPS Windows você tem a tranquilidade de não precisar de um conhecimento avançado de TI.

Todas as configurações são fáceis de serem realizadas e até mesmo aqueles que não tem nenhum conhecimento técnico tem a condição de realizá-las.

#6 – Compatível em diversas linguagens:

Além das vantagens mencionadas acima, vale lembrar que o VPS Windows é compatível com diversas linguagens, como:

  • APS;
  • APS.NET.

Além disso, os bancos de dados também pode ser:

  • Access;
  • SQL Server.

– Desvantagens:

#1 – Consumo de recursos:

Um dos pontos negativos do Windows VPS é o fato de ele consumir muito mais recursos do que um VPS Linux. Neste caso, um modelo Linux tende a ser mais rápido que um Windows.

Esse é um dos pontos de mais atenção porque você terá um processamento mais lento.

#2 – Dificuldade de lidar com alta carga:

Além de ser lento por natureza, quando se trata de lidar com um processo de alta carga, você precisa tomar cuidado com o Windows VPS.

Ao utilizar muitos processos diferentes e exigir que eles sejam executados ao mesmo tempo, você pode ter dificuldade de obter os melhores resultados.

#3 – Preços:

Se comparado ao Linux, o Windows também é um pouco mais caro do que o esperado.

Assim, ele é uma ótima opção quando o trabalho que você vai executar precisa das aplicações Windows, caso contrário, o Linux pode custar menos ao seu bolso.

#4 – Necessidade de reiniciar a cada atualização:

Infelizmente o Windows precisa ser reiniciado todas as vezes que você realiza alguma atualização no sistema operacional dele, para que ela realmente surta efeito.

Neste caso, todas as vezes que você modificar algo, por menor que ela seja, vai ser preciso reiniciar o servidor para obter os melhores resultados.

#5 – Suporte:

Um dos pontos mais negativos da ferramenta é o suporte.

Quando você precisar entrar em contato com o suporte do VPS Windows saiba que o contato será feito direto com a Microsoft então, o atendimento pode demorar bem mais do que o esperado.

O que avaliar na hora de contratar um VPS?

Independentemente do tipo de VPS que você for escolher no seu percurso, é importante que você entenda o que avaliar na hora de decidir pelo melhor.

A grande verdade é que não existe um melhor e outro pior, mas sim, o que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio.

Pode parecer loucura, mas, o modo como você avalia o melhor servidor faz mais diferença do que na escolha final, pois, se definir como prioridade um item e ele não ter nada a ver com o que o seu site busca, você terá resultados ruins.

Para lhe ajudar, abaixo falaremos sobre os aspectos mais importantes que precisam ser avaliados em um VPS:

– Qual é a capacidade de armazenamento:

Para você poder escolher um VPS que esteja de acordo com o seu negócio, é preciso considerar o banco de dados e o quanto de informação vai ser armazenado.

Quando você tem uma noção de quanto vai precisar, mais ou menos, de armazenamento, você não corre o risco de precisar atualizar a escala imediatamente.

– Custo-benefício:

O preço, mesmo que não seja o que vai definir o que fazer, é fundamental para não pagar a mais por um negócio que sairia mais barato em outro lugar.

Assim, o Linux, por ser mais barato, pode chamar a sua atenção, mas, para algumas funcionalidades somente o Windows consegue proporcionar.

– A linguagem:

Por fim, você precisa ficar atento a essa etapa porque ela vai ajudar o seu site ser mais rápido.

Se você utiliza um site construído com a linguagem PHP, o ideal é que busque por opções do VPS Linux.

Sim, o VPS Windows oferece também a linguagem PHP, entretanto, os projetos feitos em ASP.NET tendem a rodar muito melhor.

Agora que você já sabe o que é o VPS Windows, suas principais características, quais são os pontos positivos e negativos e claro, como você pode escolher um VPS que ajude o seu negócio a ter resultado, está na hora de se decidir.

Como você pôde notar, todos os detalhes irão contar para você optar pelo melhor VPS e que se encaixe na sua empresa.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para eu poder lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *