Quais são as diferenças entre VPS Windows e VPS Linux?

Para criar um site para a sua empresa, você deve escolher um sistema de hospedagem, e o VPS Linux e o VPS Windows são excelentes opções para isso.

É importante pesquisar bem antes de decidir um servidor para hospedar o seu site e todos os seus dados.

São muitos os servidores disponíveis no mercado e de vários tipos dependendo das suas necessidades e disponibilidades.

Muitos fatores devem ser levados em consideração, como custo, usabilidade, segurança, velocidade e desempenho.

Portanto, continue lendo o artigo para saber qual a diferença entre VPS Windows e VPS Linux e qual é o melhor para você.

O que é e como funciona o VPS?

VPS é um tipo de servidor de hospedagem de sites chamado Virtual Private Server (Servidor Privado Virtual).

Quando você cria um site, você precisa de um servidor para guardar todos os dados que você precisa para o site funcionar.

Esse servidor é na verdade uma hospedagem de site. Ou seja, é nele que o seu site ficará hospedado.

Isso significa que todos os dados e informações do seu site ficarão armazenados nesse servidor para quando alguém acessar o seu site, todas as informações estejam lá.

Portanto, na hora de escolher esse servidor ou hospedagem, você tem algumas opções de acordo com a forma de armazenamento dos dados e as suas funções.

Quais tipos de servidores existem?

Os clássicos são os servidores compartilhados e os servidores dedicados, sendo dois tipos bem diferentes.

Quando você utiliza um servidor compartilhado, você não é o único, outros sites e páginas estão utilizando esse servidor.

Com isso, você acaba utilizando funções pré determinadas e o seu espaço de armazenamento acaba sendo limitado.

Enquanto isso, o servidor dedicado é o oposto, é um servidor privado feito especialmente e exclusivamente para atender às suas necessidades.

 Por isso, é um servidor mais caro e que tem mais espaço de armazenamento, gerando uma alta performance.

Qual servidor é mais barato?

Mas existe uma opção que é um meio termo entre os dois: o VPS. Pois o VPS se encontra em um servidor físico compartilhado, mas virtual dedicado.

Ou seja, ele se divide, virtualmente, em vários servidores que são exclusivos e dedicados para cada usuário.

Dessa maneira, você não precisa dividir o seu armazenamento com ninguém, tendo uma alta performance e sendo excelente para sites que pretendem ter um alto tráfego.

Além disso, suas funções são exclusivas, podendo customizar os seus serviços para a sua necessidade, além de ser mais em conta que um servidor dedicado.

O que é o VPS Windows?

O VPS Windows é um tipo de VPS que é baseado no sistema Windows da Microsoft, e muito utilizado, principalmente pelas pessoas que não tem tanto conhecimento técnico.

Pois, um dos seus maiores benefícios é a sua usabilidade, devido a sua interface que é muito intuitiva e torna todo esse processo mais fácil.

Com isso, a gestão do site se torna mais fácil e não há a necessidade de saber programar ou qualquer conhecimento técnico para gerir esse site.

Além disso, é um servidor compatível com as linguagens que são exclusivas da Microsoft, como ASP e ASP.NET.

Sendo também compatível com os bancos de dados SQL Server e Access. Além disso, por ser do sistema operacional Windows, possui todo o suporte que vem com ele.

O que é o VPS Linux?

Assim como o Linux, o VPS Linux é um sistema operacional de código aberto, o que faz com que seja uma opção mais em conta quando se trata de preço.

Pois, por ser em código aberto, não há necessidade de licença de software para ser utilizado, o que faz com que seja a opção mais barata.

Também, sendo código aberto, você tem mais liberdade, tendo o conhecimento técnico para customizar como você desejar, possuindo também uma grande comunidade de apoiadores que estão sempre melhorando e atualizando o sistema.

Além disso, é compatível também com o cPanel, que é o painel de controle de servidor ou hospedagem mais utilizado no mundo, permitindo a gestão de dados, emails e muito mais em um site, de maneira intuitiva e simples.

Outra característica relevante do VPS Linux é que possui o acesso remoto por SSH, sem precisar de conexão com o terminal de comando.

Qual é a melhor opção: VPS Windows ou VPS Linux?

Então, na hora de escolher qual vai ser a sua hospedagem de site ou aplicação, o seu servidor VPS, qual escolher?

Se você for analisar por questão de preço, o VPS Linux é mais em conta por ser em código aberto.

Por utilizar um sistema do Windows, ele acaba sendo mais caro, o que faz com que muitas pessoas não queiram optar por ele.

Mas, ao mesmo tempo, você deve levar em consideração que o VPS Linux só funciona mesmo se você tem o conhecimento técnico para utilizar.

Caso contrário, você deve optar pelo VPS Windows por ser mais prático e acessível para quem não tem o conhecimento técnico.

Além disso, pense também na usabilidade do painel de gestão, pois o VPS Windows não é compatível com o cPanel, o mais utilizado para gerir sites.

Portanto, você deve analisar todos esses fatores, e também qual sistema operacional você está mais acostumado a utilizar.

Pois, é fundamental que você tenha alguma afinidade com o sistema e saiba mexer para que não tenha outros problemas.

Além disso, avalie os recursos disponíveis nas duas opções, sobre armazenamento e velocidade, por exemplo.

Quando você contrata um desses serviços é importante ver se o seu sistema é compatível com ele ou não, não esqueça.

Conclusão

Então, agora você sabe as principais características dos dois principais tipos de VPS, o VPS Linux e o VPS Windows.

A sua decisão vai depender do seu orçamento, do seu conhecimento técnico e das suas necessidades com o seu site. Portanto, pesquise preço, compare e veja o que vale mais a pena para você.

Pois, apesar do Linux parecer mais atraente, não adianta muito caso você não tenha o conhecimento técnico para o utilizar.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *