Os 11 motivos para alugar um VPS

O VPS é um Servidor Virtual Privado que tem como foco oferecer uma hospedagem de site com recursos robustos para manter o seu site online. Mas, você sabe os motivos de se alugar uma VPS ao invés de uma hospedagem compartilhada?

Se prepare então, pois, neste post falaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e, porque o seu negócio pode prosperar muito mais se utilizando dele.

Boa leitura!

O que é um VPS?

O VPS é uma sigla utilizada para se referir a Virtual Private Server, que em tradução livre significa Servidor Virtual Privado.

Esse é, certamente, um dos serviços mais populares que você vai conhecer de hospedagem.

A ideia é se utilizar de uma tecnologia avançada para oferecer para o seu negócio recursos dedicados em um servidor onde se encontra outros usuários.

Essa é a melhor alternativa se você busca algo mais seguro que uma hospedagem compartilhada, onde você precisa dividir o espaço com outro servidor.

A VPS é escolhida por empresas que precisam buscar por um tráfego de nível médio, que acabam utilizando muito as hospedagens compartilhadas.

Quais os motivos de se alugar uma VPS?

#1 – Liberdade para utilizar como quiser:

Um dos motivos de se alugar uma VPS está, com certeza, o fato de você ter a liberdade de configurar e utilizar o servidor como quiser.

  • Com uma VPS alugada você consegue:
  • Reiniciar a sua máquina para liberar mais espaço de memória RAM;
  • Corrigir algum tipo de problema de travamento;
  • Instalar sistemas que muitas vezes não podem em hospedagens comuns;
  • Utilizar o VPS como repositório para armazenar arquivos grandes.

As quatro situações acima só podem ser feitas em uma VPS alugada e não pode acontecer em um servidor compartilhado, as hospedagens mais tradicionais.

Além disso, aqui você consegue realizar upgrades sempre que precisar, aumentando recursos no seu servidor.

Esse tipo de trabalho é muito comum em lançamentos, em situações em que você espera uma quantidade de pessoa, mas, a frequência é maior.

Neste caso, para o seu site não cair e você conseguir passar todos os seus leads pelo funil, vai ser necessário ter um VPS alugado.

Óbvio que, quando você realiza o upgrade o custo aumenta, mas as suas chances de estar online para os seus possíveis clientes são muito maiores também.

#2 – Hospedar outros sites, caso queira:

Se você já tem um negócio hospedado em VPS e deseja abrir uma nova loja, fazer lançamentos de cursos recorrentemente ou ações parecidas, fique tranquilo, pois não será necessário contratar um novo servidor.

Por quê? Porque com a ajuda do VPS você consegue hospedar vários sites em um único servidor, facilitando muito na hora organizar tudo em um único lugar.

Além disso, a partir de um VPS você pode testar diversas funcionalidades de sites, sem precisar se preocupar se se trata de um blog, site, e-commerce ou outros.

Ou seja, você consegue encontrar tudo o que necessário em um único lugar e integrá-los.

#3 – Custo-benefício:

Hoje em dia, empreendedores de verdade estão buscando por serviços que tornem o seu negócio competitivo e não traga apenas custos, não é?

Não por acaso, esse é um dos motivos de você optar por um VPS, pois, os custos-benefícios aqui são bem claros.

A ideia é apresentar para você uma alternativa entre uma hospedagem compartilhada, devido ao custo, mas com a qualidade de uma hospedagem dedicada.

Por você ter a autonomia de incluir serviços de acordo com o que precisa, no final, só irá pagar por aquele realmente for utilizar.

Assim, a VPS consegue proporcionar para você um excelente custo-benefício, independente da estrutura que busca.

#4 – Segurança:

Segurança é um dos pontos que mais interessam para qualquer tipo de negócio, não é mesmo?

Esse tipo de situação fica ainda mais relevante quando estamos falando de tecnologia, já que nem todo empreendedor se sente seguro em ambientes digitais e, por isso, muitos demoram para migrar o negócio.

Mas, quanto a isso, fique tranquilo, pois o VPS é extremamente seguro, onde você terá um espaço exclusivo e reservado para os dados da sua empresa serem guardados.

Para manter os dados da sua empresa seguros, são colocadas várias camadas de segurança que os mantêm todos seguros.

Mesmo que os servidores VPS continuem compartilhando de um mesmo espaço, os recursos de hardware estão sempre colocados em uma máquina virtual diferente.

Assim, todo o sistema se torna altamente seguro, já que os dados da sua empresa não podem ser violados ou mesmo acessados por outros usuários.

#5 – Autonomia:

Ao alugar uma VPS você pode ter o controle total do seu painel administrativo, que lhe dá autonomia de fazer o que deseja, sem precisar ficar buscando por suporte.

Além disso, o cPanel das VPS é muito intuitivo e lhe oferecem rapidamente alternativas de melhorar a qualidade do seu site.

Assim, você mesmo pode realizar ações como:

  • Executar determinada aplicação;
  • Instalar o que deseja;
  • Personalizar a DNS de acordo com o seu domínio;
  • Administrar a hospedagem através do painel de controle.

Essa autonomia ajuda muito na hora de realizar algum tipo de upgrade porque sempre que precisar você pode fazer a expansão para o caso do seu site começar a crescer.

Assim, mesmo que você, empreendedor, comece pequeno, é possível já estar preparado para crescer sem precisar se preocupar com mudanças.

#6 – Serve para qualquer tipo de site:

Outro motivo para você utilizar as VPS é que não será preciso tomar uma decisão agora de qual vai ser o tipo de site que irá trabalhar e nunca mais trocar.

Na verdade, você pode realizar testes de sites utilizando o servidor VPS tranquilamente.

Aqui, não existe um tipo de site ideal para utilizar, onde você tem a chance de aproveitar todas as possibilidades até encontrar a que realmente gere sucesso para o seu negócio.

Legal né? Essa é uma das melhores maneiras de não te impedir de crescer e criar ideias de negócios.

#7 – Escalabilidade:

Os sistemas VPS monitoram 24 horas o uso dos recursos das máquinas virtuais para que possam realizar recomendações de planos que estejam de acordo com o seu site.

É comum que, empreendedores que estão começando, não saibam qual é o melhor plano para escolher e acabam escolhendo recursos de mais, ou de menos.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo, pois você poderá obter sugestões para que migre de um plano para o outro até encontrar o que mais encaixa no que procura.

#8 – Recurso dedicado:

Utilizando um servidor VPS você terá um espaço virtual próprio, assim como acontece com um servidor dedicado.

Assim, o seu espaço virtual vai ter os seus próprios recursos, escolhidos de acordo com as suas necessidades.

Portanto, você vai aproveitar os recursos sem preocupação em arriscar extrapolar os limites do servidor, já que poderá realizar o upgrade, como já mencionei.

#9 – Configurações avançadas:

Normalmente, o VPS recebe empreendedores de diversos perfis, com objetivos diversificados, entretanto, existe algo que todos têm em comum e que os levam para esse tipo de hospedagem, a necessidade de algo mais robusto.

Assim, eles precisam de um sistema de hospedagem que aceita a realização de configurações avançadas, no caso o VPS.

#10 – Fácil de usar:

Mesmo que à primeira vista seja passada a sensação de que uma hospedagem VPS pode ser complicada, existem algumas opções que oferecem facilidades.

Assim, você vai encontrar empresas que oferecem algum tipo de painel de controle, o que torna a administração de todo VPS mais simples.

Portanto, mesmo que você não tenha um conhecimento técnico, existem possibilidades para aproveitar melhor este tipo de hospedagem.

#11 – O sucesso aqui é bem-vindo:

É muito comum empreendedores em dia de lançamento de produtos e cursos em sites, sentirem medo da quantidade de pessoas que acessaram a página.

Mas, não pense que o medo é de aparecer poucos leads, por que não é, viu? Na verdade, o medo é que o site não dê conta de receber todos.

Afinal de contas, caso o site caia, ele não costuma voltar rapidamente, podendo prejudicar e muito a performance do resultado do seu negócio.

Entretanto, com uma hospedagem VPS isso pode acontecer sem nenhum tipo de problema, já que você pode fazer um upgrade quando for necessário.

Quando alugar uma VPS?

Agora que você já sabe quais são os motivos que levam os empreendedores a escolherem uma hospedagem VPS, vamos falar agora qual é o momento ideal para migrar.

Existem três momentos, em particular, que você deve considerar a hipótese de migrar o seu negócio para uma hospedagem VPS. São eles:

– Necessidade de mais recursos:

Um dos principais motivos que irá te levar a uma hospedagem VPS está diretamente relacionada a sua hospedagem atual.

Se o tipo de hospedagem que utiliza atualmente, normalmente a compartilhada, não atende a demanda da sua aplicação, você precisa começar a buscar pela melhor opção VPS.

Fazendo essa mudança você está dando um passo importante para melhorar a performance do seu site.

Além disso, dependendo do seu objetivo, os resultados financeiros podem acabar sendo bem maiores que o esperado, por exemplo, diante de um grande lançamento.

Outro exemplo são os ecommerce, que acabam migrando para o VPS quando precisam melhorar a performance dos resultados.

Assim, o site passa a ficar ainda mais rápido, um fator fundamental para aumentar as vendas.

– Custo-benefício:

A necessidade de mais recursos nem sempre é a primeira situação que faz um empreendedor buscar por uma VPS, muitas vezes, o custo fala mais alto.

Isso normalmente acontece quando uma empresa passa a ter dificuldade de fechar alguns custos, devido ao gasto com Servidor totalmente dedicado, já que os recursos de hospedagem compartilhada não ajudam.

Claro que aqui encontramos um erro bem grande, onde o empreendedor decidiu pular uma etapa importante de crescimento, mirando para um servidor dedicado ao invés de VPS.

Mas, fique tranquilo, essa situação é totalmente corrigível.

– Crescimento do projeto:

Outro motivo que pode fazer você migrar para uma hospedagem VPS é os planos para o futuro do seu negócio.

Não dá para sonhar ser grande se mantendo com uma estrutura ainda pequena, MPV, como muitos chamam, certo?

Neste caso, um dos passos mais básicos do crescimento é a troca de hospedagem, que antes era compartilhada e passará a ser privada.

Assim você consegue manter o seu projeto rodando a pleno vapor e sem prejudicar o crescimento do seu negócio.

Como mencionamos anteriormente, o upgrade pode ser bem interessante para você conseguir manter o negócio rodando apesar de o objetivo ser crescer.

Agora que você já sabe quais são os motivos de alugar uma VPS, está mais que na hora de incluí-la dentro do seu negócio, certo?

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que possamos lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *